Eduardo Leite se pronunciou sobre a vitória, por volta das 19h30min deste domingo, durante coletiva de imprensa realizada no comitê central da coligação Um Só Rio Grande, em Porto Alegre. Em seu discurso de abertura, o ex-governador saudou a sua coligação, o atual governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e seu vice, Gabriel Souza (MDB).
Leite reconheceu que o voto do Partido dos Trabalhadores (PT) foi crítico e disse ter consciência que muitos eleitores o elegeram apesar das fortes divergências com a sua agenda para o Estado.
– Agradeço aos que entenderam que do nosso lado estava o melhor espírito democrático. Não apenas dos que respeitam o resultado eleitoral, mas que vão respeitar durante o mandato a divergência, o contraditório e que respeitam as opiniões diferentes – afirmou Leite.
O ex-governador prosseguiu sua fala reforçando a necessidade de fazer um governo ainda mais aberto ao diálogo e a participação de diversos setores da sociedade. Leite destacou que vai buscar ouvir e representar todos os gaúchos no seu governo, inclusive os que não votaram nele.
– Não somos agora o governo eleito para os 57% da população que votou em nós, seremos governo para 100% dos gaúchos. Por isso faremos um governo com humildade e precisamos fazer um mandato cada vez mais próximo da nossa população – afirmou.
Além disso, o político agradeceu o povo gaúcho pela oportunidade de ser o primeiro governador reeleito da história do Estado. Ele garantiu que vai dar o seu melhor para honrar a expectativa que lhe foi depositada e que vai lutar para que o Rio Grande do Sul seja o melhor Estado para se viver no país.
No fim de seu pronunciamento, Leite agradeceu a ligação que recebeu de seu adversário Onyx Lorenzoni (PL) após o anúncio do vencedor.
– Tivemos um segundo turno de enfrentamentos duros, debates ácidos, mas quero fazer aqui o agradecimento ao telefonema que recebi do deputado federal Onyx Lorenzoni que me cumprimentou pela vitória e me desejou um bom mandato – comentou.
Estiveram presentes ao lado de Leite na coletiva o seu vice-governador, Gabriel Souza, que agradeceu a sua família, partido e apoiadores. Em sua fala afirmou que Leite é um grande líder nacional.
– O Eduardo Leite sai dessa eleição como um grande líder da política brasileira. Nós provamos que é possível fazer política sem extremismos, com amor e sem ódio. A nossa mensagem aqui é de pacificação, vamos governar para todo o Rio Grande, mas também fazer dele um exemplo para o Brasil. Contem comigo e vamos fazer um grande governo – assegurou Souza.